Festa Junina

Para muitos, a época preferida do ano é a festa junina. Tem comida, jogos, música, muito divertimento e por trás de tudo isso há grandes histórias sobre sua origem. Ela é comemorada durante todo o mês de junho e compreende a celebração de três santos: 12 de junho - Santo Antônio; 24 de junho - São João e 29 de junho - São Pedro.

Há duas especulações acerca desta época: os pesquisadores sugerem que a festa junina é fruto de uma celebração pagã, realizada em tempos até mesmo anteriores a Idade Média na Europa durante o solstício de verão (passagem para o verão). Nestas comemorações, havia fogueiras e danças típicas que tinham como função agradecer aos deuses e celebrar a fertilidade e boa colheita. Durante a Idade Média, tornou-se impossível para a igreja católica abolir a comemoração muito popular, então ela apropriou-se das datas para celebrar a vida dos três santos. A segunda grande especulação é de que a igreja católica trouxe essa comemoração ao Brasil durante o período colonial. Devido a pluralidade cultural presente em cada região do Brasil a data foi criando suas próprias identidades e especificidades.

Um grande elemento típico da festa junina é a quadrilha - que pode ter origem nas danças francesas bem como nas danças pagãs que agradecia aos deuses pela colheita do milho - e tem como função além da dança realizar casamentos, como um teatro, em homenagem ao conhecido casamenteiro Santo Antônio. É importante frisar que a festa junina, embora comemorada no Brasil todo, tem muitas referências regionais. No Norte, por exemplo, a quadrilha conta com a presença do Boi-Bumbá e durante sua realização são contadas diversas histórias do folclore. Em algumas regiões do Nordeste a presença do forró é indispensável e um grande elemento que faz algumas cidades da região disputem o título de “melhor festa junina do mundo”. No Sudeste, há uma grande associação da festa junina as músicas sertanejas. As quadrilhas podem ser dançadas em volta da fogueira bem como uma dança que antecede o casamento da noiva e do noivo, que comumente usam roupas xadrezes e chapéus de palha.

Sempre frisando a especificidade de cada região podemos listar de maneira geral as comidas mais comuns durante os arraiás e quermesses, são essas: milho, pamonha, bolos diversos, arroz doce, pé de moleque, pinhão, pipoca, paçoca, frutas no palito, sopas e caldos e bebidas quentes como quentão e vinho quente (muito porque, nesta época do ano, é inverno no hemisfério sul), entre outros. Há uma infinidade de pratos típicos que valorizam os alimentos mais frutíferos das regiões do Brasil e movimentam a economia. Podemos ainda encontrar diversos jogos e brincadeiras onde os jogadores podem receber prêmios. Algumas delas são são: o pau-de-sebo, jogo de argolas, tiro ao alvo, pescaria, bingo, entre outros. A decoração associada a festa junina conta com bandeirinhas, palha e motivos xadrezes e coloridos. É também comum nesta época haver o correio elegante, que envia bilhetes a pessoas que lhe interessam na festa. Algumas simpatias aos santos também são realizadas para que a graça desejada seja alcançada. Outros elementos presentes: os balões, que são proibidos no Brasil e as biribinhas ou bombinhas.

As quermesses são festas beneficentes, comumente realizada por igrejas ou associações da região a fim de arrecadar fundos para a comunidade, podem ser diferentes dos arraiás, que por definição é uma espécie de barraca ou espaços cobertos ou não com lonas e palhas e bem decorados.

O mês é de festa e durante junho é muito difícil ficar fora das comemorações. Uma das formas mais comuns de estudar fenômenos regionais como as festas juninas ou o carnaval são as etnografias, pesquisas feitas por cientistas sociais ou historiadores a fim de entender como funciona a construção cultural local. É uma rica pesquisa necessária para que os elementos ímpares a cada um se comuniquem, descobrindo suas peculiaridades e semelhanças, e para que as festas sempre viva nos corações dos que a frequentam.

Fonte: https://www.festajunina.com.br/festa-junina conheça a origem da festa junina e descubra sua história, YOKI. acesso em 29/05/2019
https://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina_no_Brasil Wikipedia. Acesso em 29/05/2019